Alimentação Infantil

Para muitas mães é dificil saber do que o seu filho gosta de comer, porque tem muita criançada que gosta de comer de tudo, outras não querem nem olhar para a comida, outras adoram comer todo tipo de besteiras e outras até se alimentam de alimentos saudáveis. Mas para que a criança tenha um bom crescimento, ela precisa de uma boa alimentação e para isso é necessário ter em suas refeições alimentos com todos os nutrientes necessário para o seu desenvolvimento.

Em primeiro lugar é importante lembrar que insistir ou forçar a criança a comer não é correto e pode comprometer seriamente sua saúde. Embora a preocupação seja compreensível, uma boa alimentação resultará em uma criança saudável e não é por pular uma ou outra refeição que os filhos ficarão desnutridos ou terão seu desenvolvimento comprometido. Os pais devem ter em mente que quando a fome apertar, a criança vai comer, mas nada de alarmes, pois existem caminhos bem mais suaves para persuadi-la a se alimentar.

Inicialmente verifique se a criança tem algum problema de saúde como uma infecção na garganta, início da dentição, entre outros que resultam no desinteresse pelos alimentos.

Na ausência de problemas do gênero são recomendados alguns procedimentos como oferecer porções de comida adequadas levando em conta a capacidade do estômago da criança; varie os alimentos já que a mesma comida todos os dias não desperta o interesse; incremente o prato com algum alimento de cor diferente daquele oferecido anteriormente; evite que a criança fique “beliscando” entre uma refeição e outra; mantenha verduras e legumes em todas as refeições, mesmo que a criança não aceite, não a obrigue a comer para que ela não fique com raiva do ingrediente; deixe esses alimentos sempre por perto para despertar a curiosidade da criança; não ofereça sopas batidas no liquidificador só para a criança ingerir verduras e legumes, já que essa tática dificulta o estímulo do paladar e não permite que a criança reconheça os diferentes sabores; o ambiente onde as refeições são realizadas deve ser tranqüilo desligue a TV, abaixe o volume do rádio e evite discussões.

Mais algumas dicas para ajudar na hora de alimentar a criançada.

Escolha alimentos pequenos: alimentos em miniatura fazem com que as crianças sintam que aquilo foi feito só para ela. Mini legumes ou ovinhos de codorna, por exemplo, podem ser um belo estímulo. 

Capriche na apresentação do prato: se já acontece com os adultos, imagina então com as crianças? Elas comem ainda mais com os olhos, isso quer dizer que um prato bonito e colorido faz toda a diferença. Você pode até montar carinhas e bonequinhos com os legumes. Quem disse que brincar com a comida é errado? 

Ofereça primeiro o que ele menos gosta: o melhor para a criança que não come verduras é tê-las à vista antes dos outros pratos da refeição. É que ela estará com mais fome e então fica mais fácil acertar esses alimentos.

Deixe a criança participar das escolhas e da preparação dos alimentos: peça para a criança escolher um prato e os pais escolhem outro. O mesmo vale para quando a família vai a um restaurante: a mãe pode sugerir que ela escolha o prato do filho e o filho escolhe o dela.

Na hora que for preparar a comida, deixe os pequenos participarem. Quando eles participam da preparação ficam mais estimulados a comerem o que produziram. No mercado, escolha as frutas junto com eles, por exemplo.


Bom espero que tenham gostado do assunto de hoje, continuen deixando suas sujestões, experiências, adoro ler os comentários de todos.
Bjs a todos!








(Fonte de pesquisas: http://www.corposaun.com, http://vilamulher.terra.com.br)

3 comentários:

  1. Não tenho filhos, mas essa dica vai ficar super registrada, pois tenho sobrinhos e pretendo ter filhos...hheh!!!!
    Que vc tenha tido um Maravilhoso dia das Crianças!!!

    Beijinhos, beijinhos!
    A Garota Veneno!

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe sempre fazia isso e era divertido :D

    ResponderExcluir

Deixe seu carinho no meu cantinho!
E para que eu possa retribuir sua visita,
deixe o link do seu blog aqui para eu visitar.
Fazendo assim uma blogueira feliz.
Obrigada, por sua visita!
Volte sempre.
Bjs!