Dica Cultural da Camila Monteiro

Olá meninas!

Estou muito feliz de fazer parte dessa turma aqui e poder contribuir um pouco falando sobre uma das coisas que eu mais amo na vida: Livros, séries e filmes!

Quando recebi o convite da Bete, fiquei logo pensando o que seria legal trazer para cá como primeiro post, então fui dar uma passeada pelas minhas resenhas para ter alguma ideia e acredito que encontrei a dica perfeita.

Acho que os leitores desse blog contam com quase na totalidade de mulheres não é mesmo? Então nada mais justo do que trazer minha opinião sobre uma das obras mais aclamadas dos últimos tempos e logo de cara darei três dicas!

Quero falar sobre a Trilogia Cinquenta Tons de Cinza da escritora E. L. James! Ideal para nós né?!



Primeiramente quero ressaltar que assim como qualquer outro livro que fez muito sucesso essa trilogia não conseguiu fugir dos críticos vorazes que adoram odiar os escritores que se sobressaem.

Minha opinião quanto a uma pessoa que mexe com a opinião dos outros dessa forma é um pouco diferente do que ando vendo por aí! E. L. James descobriu uma forma de romance que caiu nas graças da maioria das mulheres e, diga-se de passagem, de muitos homens também que sonharão para o resto da vida ter um final feliz como o do enigmático Christian Grey!



O primeiro livro – CINQUENTA TONS DE CINZA - lançou a fórmula milionária nas livrarias que hoje é exaustivamente copiada por diversos escritores. A autora criou personagens cativantes e belos em uma atmosfera invejavelmente rica.

As mulheres caíram aos pés de Christian e se colocaram no lugar de Anastácia formando assim uma leva de seguidoras fiéis da saga. Eu particularmente não fui diferente. Gostei demais do romance e constatei que o livro de “SADO” não tem nada.



O segundo livro – CINQUENTA TONS MAIS ESCUROS – nos trás um Christian mais certo do que quer de verdade, o mundo dele cai e Anastácia se torna o centro de tudo. O romance é de tirar o fôlego assim como as suas antigas “submissas” que resolvem aparecer na vida de nossa mocinha indefesa que se mostra nem tão indefesa assim!

Aqui existe um pouco mais de história, ação de certa forma, mas com a famosa fórmula sexual um tanto quanto mais brutal do que o que estamos acostumados, mas Christian Grey é tão apaixonado e tão devotado a sua amada que nada do que ele faça irá nos deixar com ódio.

No segundo exemplar podemos ver diversos TONS do protagonista que muda constantemente de personalidade e que sofre por traumas que o perseguem desde sempre.



O terceiro livro – CINQUENTA TONS DE LIBERDADE – Já abusa um pouco da fórmula que a autora descobriu, cansa um pouco ver o amor perfeito dos dois, o envolvimento emocional extremamente denso em que Anastácia se encontra e principalmente as cenas de sexo quente e regadas a novidades. Parece legal de ler, mas depois da quinta cena você já começa a pular páginas para ver o desenrolar da história.

Não vou mentir, até mais da metade do livro eu estava pensando que não daria tempo de desenrolar nada e que provavelmente acabaria com uma cena qualquer de sexo violento em algum lugar diferente, mas não foi isso que o livro trouxe.

O sono que eu sentia até o capítulo vinte foi substituído por olhos arregalados. A história levou um choque e mudou completamente. Dinâmico, envolvente e emocionante, curiosamente o pedaço da saga que MENOS teve cena de sexo foi o que eu mais achei envolvente.

Christian se abre totalmente e conta a sua vida a Anastácia, acontecimentos perigosos envolvem o casal e surpresas interessantes nos são apresentadas.



Sei que é difícil escrever uma saga completa e que é impossível que todos gostem da história. Acho que os três livros possuem tudo que a maioria dos leitores gosta: amor, sexo, ação e drama. Espero que a autora continue escrevendo romances dessa forma, eu compraria outro livro dela com certeza! 

Mas preciso ressaltar alguns defeitos (que eu achei). Por mim poderiam ser somente dois livros, assim seriam mais dinâmicos e com um pouco menos de enrolação. Outra coisa, por mais que eu tenha curtido a leitura, tenho que admitir que as obras estão longe de serem clássicos, mas não são nenhum lixo como algumas pessoas falam.

Enfim, com todos os defeitos e acertos da obra eu recomendo a leitura. Sentirei falta dos tons de Christian e guardarei os livros com todo carinho porque o romance dos dois me atraiu de verdade.

Simplesmente não dá para criticar uma escritora que me faz sorrir ao fechar o livro.

\O/

Espero que tenham gostado desse nosso começo! Adorei mesmo escrever aqui! Agora quero saber o que vocês acharam!

Excelente final de semana a todas! 

***

Camila Monteiro é escritora de contos e crônicas e publica alguns textos em seus blogs Vida Complicada e Cultura Viciante, além de estar lançando seu primeiro romance ainda no ano de 2013.



19 comentários:

  1. Muito bom!!
    Beijinhos da Lu *-*
    http://lucarolinemoraes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive o prazer de ler!!
    Adorei seu comentário sobre a obra..Parabéns..

    Beziquinhos docess..

    Drika Bello/Tricotando a Vida

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li esses livros, Camila, mas você me convenceu a tentar ler pelo menos o primeiro. Gosto do seu jeito equilibrado de falar sobre as obras, elogiando os pontos fortes e comentando sobre as falhas. Parabéns pela estreia!

    ResponderExcluir
  4. Camila resenheira das melhores que há.
    O blog só tem a ganhar com a participação dela.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Não li esses livros, mas já ouvi ótimos
    comentários sobre eles, beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, muito bom!
    Gostei das dicas!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Tenho que dizer que estou mesmo curiosa sobre esses livros! Toda a gente que leu falou super bem do livro! E eu quero mesmo ler essa saga!

    Bjxxx

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha, ainda não li , mas tô curiosa, acho que agora me animei..rs.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Ola gostei muito do poster pena que não tenho o abito de ler livros, mais gosto mais de filmes rsrsrs esse livro fiquei interessada nele vou compra e tentar ler rsrs beijos

    ResponderExcluir
  10. A trilogia 50 tons é realmente uma das mais falados nos últimos tempos. Vi tantas críticas negativas por ai, que fico até receoso de lê-la. Mas, também vi vários elogios ... então, só lendo mesmo para saber se vou gostar ou não.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David, eu até entendo as criticas viu. Para mim deveria ter somente 2 livros. Seriam mais dinâmicos e sem muita enrolação que acaba cansando.

      Mas gostei do romance, é muito denso! Digo psicologicamente!

      Arrisca, quem sabe!

      Excluir
  11. ainda não li esses livros ,tô curiosa!!!!!
    amei o post amore! beijos
    http://wwwcantinhovaidoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Camila, muito boa a sua explanação e muito legal você por aqui. Com essa performance escrita, claro que vou ler e gostar.
    Beijão
    Manoel

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia, mas parece ser muito bom *-*

    ResponderExcluir

  14. Oi Camila,

    Você é uma resenhista por excelência. Desde que você opinou a respeito desta trilogia em seu espaço eu venci minhas reservas a respeito e os livros já estão em minha lista de leitura.
    Parabéns pela estréia e também às administradoras deste Cantinho por trazê-la para cá.

    Beijos a todas.

    ResponderExcluir
  15. Camila,


    Eu li só o primeiro desta série e confesso que nao tive paciência para os 2 restantes. Nao é o meu tipo de leitura, é muito castelo na areia.

    Nao vou dizer que o livro é de TODO ruim, pra mim, ele é muito infantil.

    Quando eu leio um livro quero que ele me acrescente... Mesmo com todas as seducoes, pois essa é a parte que mais ficou famosa do livro e mais chamou a atencao da crítica pela curiosidade "do que será que tem dentro do livro sobre sexo", pois o ser humano é dotado de uma carência sem fim em muitas áreas e uma grande parte procuramos estravassar no nosso lado sexual, pois, todas nós desejamos ardentemente um Sr. Grey na nossa vida;))

    Essa é a minha opiniao sincera sobre o que eu li.

    Inclusive eles estao procurando alguém para fazer o filme. Para fazer o papel do Sr. Grey eles já acharam de montao, mas as mulheres contactadas nao querem saber de queimar o filme delas em representar o papel da personagem principal Anastacia Steele.

    É claro que o livro é desafiador. É claro que o livro pulou o muro em aberturas sobre a fantasia sexual, mas eu estou falando do enredo, ele é fraquinho fraquinho. Pra mim faltou conteúdo...

    Bjos querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Georgia sabe o que mais me prendeu no livro? A obsessão do dele com ela, o tanto que ele muda e o quanto ela evolui com sua personalidade!
      Concordo com vc que a quantidade de cenas de sexo às vezes cansa um pouco! E como eu já disse, dois livros seria excelente, três foi muita encheção de linguiça!
      Obrigada pelo comentário! Adorei!
      Beijos

      Excluir
  16. Ei Bete adorei o novo layout!
    E que legal vc ter colaboradoras que façam resenhas de livros, d+
    Parabéns a Camila pela resenha cheia de personalidade!
    Bem eu não li essa trilogia e acho que não vou ler, não é o tipo de leitura que gosto.
    Mas respeito quem gosta, pq afinal gosto cada um tem o seu!
    Bjkas pra vc Bete e pra sua amiga

    ResponderExcluir
  17. Não os li, mas tenho ouvido opiniões contraditórias sobre a obra. Pelo que descreveu, vale a pena conhecê-los e fazer a própria avaliação. A postagem ficou ótima. Bjs.

    ResponderExcluir

Deixe seu carinho no meu cantinho!
E para que eu possa retribuir sua visita,
deixe o link do seu blog aqui para eu visitar.
Fazendo assim uma blogueira feliz.
Obrigada, por sua visita!
Volte sempre.
Bjs!