Café, sua salvação durante os estudos e o trabalho


A cafeína é uma substância de gosto amargo, encontrada na semente da planta do café e em alguns outros alimentos. Nos tempos atuais, ela é o estimulante do sistema nervoso central mais consumido no mundo. Alimentos que fornecem cafeína incluem café, chá, chocolate, bebidas energéticas e alguns medicamentos.

Os principais impactos são: efeito estimulante do humor, aumento nos níveis de energia, no sistema vascular cerebral, e na atividade gástrica e colônica.

Aumento da prontidão no estudo e trabalho

A cafeína pode estimular o sistema nervoso central por meio de três mecanismos diferentes. O café, como uma fonte dietética, quando em altas concentrações, pode mobilizar o cálcio dentro das células, inibindo, dessa forma, enzimas específicas.

Ela também pode aumentar o metabolismo energético em todo o cérebro, ao mesmo tempo em que contribui na diminuição do fluxo sanguíneo cerebral. Finalizando, a cafeína também possui o poder de ativar os neurônios de noradrenalina e a liberação de dopamina. O efeito estimulado da vigilância está relacionado aos neurônios de serotonina, os quais são alvos das ações da cafeína.

Os efeitos visíveis incluem o aumento da agilidade e diminuição da fadiga. Para os estudos e trabalhos, a cafeína é um excelente aliado. Tendo participação ativa no cérebro de seu usuário, assim como em seu metabolismo e energia, a pessoa que ingere café torna-se mais ativa, focada e, por conseguinte, mais produtiva.

O café contrai os vasos sanguíneos cerebrais antagonizando os receptores de adenosina no cérebro. A adenosina, por sua vez, é responsável pelo controle da atividade de neurotransmissores, tais como a serotonina e a dopamina. A adenosina também atua como um grande redutor da dor, possuindo efeitos diretos na medula espinal. Já na cabeça e pescoço, ela dilata os vasos sanguíneos. Diminuindo a ação da adenosina, a cafeína pode contrair os vasos sanguíneos cerebrais, aumentando, dessa forma, a liberação de neurotransmissores excitatórios. O resultado final é o alivio de dores de cabeça e maior resistência cerebral para a elaboração de atividades do cotidiano.

Café pode influenciar o seu dia a dia de diversas formas

Efeitos do consumo de café no desempenho esportivo são essencialmente ligados à cafeína. A cafeína tem um efeito ergogênico, melhorando, dessa forma, a capacidade de realizar trabalho ou o exercício físico. Ocorre através de uma via que induz a adrenalina elevada e aumento do fluxo sanguíneo para o coração e os músculos.

Os efeitos mais evidentes em esportes de resistência como corrida, ciclismo ou remo, são: maior foco durante as competições, maior resistência, resultados e menor fadiga.

O café também possui efeitos positivos em esportes de alta tensão, ajudando ainda mais pessoas que praticam musculação atuando na diminuição de dor muscular, muito comum nesse tipo de atividade física.

Nos estudos


Durante os estudos, é comum que pequenos movimentos ou até mesmo o celular chame a atenção para fora dos livros. Não são raros cenários em que a pessoa se senta durante horas para estudar e nada é realmente apreendido.

O café, por conter cafeína, como já foi explicado anteriormente, não possui nenhum efeito milagroso, mas pode ajudar nos estudos assim como em diversas atividades. A ingestão de café durante os estudos fará com que o estudante tenha maior concentração e possa se manter por uma maior quantidade de tempo estudando.

No trabalho


Assim como nos estudos, o café possui alguns benefícios úteis quando se está trabalhando. É comum que pessoas virem noites em projetos em que precisem se manter sem sono e concentrados. O café é um excelente estimulante para noites como essas e, inclusive, durante o dia, mas é preciso tomar cuidado com a ingestão não apenas de café, assim como de qualquer outro estimulante durante a noite, já que possuem efeitos diretamente ligados à qualidade do sono.

Você faz uso do café para estudar ou trabalhar? Conte para a gente nos comentários. Para tirar mais dúvidas e possuir um dia a dia cada vez mais saudável, não deixe de acompanhar os próximos artigos e nos curtir no Facebook.


5 comentários:

  1. No meu caso cappuccino porque não supooorto café puro :/
    Beijas,
    Mundo perdido da Carol
    Fan Page
    Instagram

    ResponderExcluir
  2. I like your blog!

    www.sheindressau.com

    ResponderExcluir
  3. Thanks for sharing!

    www.queeniewedding.co.uk

    ResponderExcluir
  4. Menina cê ainda bloga! Voltei tem um mês, aí tava arrumando umas postagens antigas e vi seu link e falei "deixa eu dar uma olhada no blog dela" e super atualizado aqui! hahahaha
    Sobre café: TODOS OS DIAS. Não consigo ser produtiva sem ele, fico sonolenta o dia todo. Posso ter dormido até não aguentar mais, não tem jeito! :c Amo café, melhora até meu humor! haha


    Beijos!
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir

  5. Wow that was unusual. I just wrote an really long comment but after I clicked submit my comment didn't appear. Grrrr... well I'm not writing all that over again. Regardless, just wanted to say superb blog! hotmail sign in email

    ResponderExcluir

Deixe seu carinho no meu cantinho!
E para que eu possa retribuir sua visita,
deixe o link do seu blog aqui para eu visitar.
Fazendo assim uma blogueira feliz.
Obrigada, por sua visita!
Volte sempre.
Bjs!